PONTA da VIGIA

 


Dentro do Parque Natural Municipal, a Ponta da Vigia é um morro que avança mar adentro e proporciona vistas panorâmicas de longa distância.

Isso foi muito útil nos tempos em que a Armação do Itapocoroy era um dos principais fornecedores de materiais extraídos a partir da caça a baleias, em especial nos séculos XVIII e XIX.

No alto do morro, vigias ficavam observando os sinais da aproximação das baleias nas épocas de migração. Do alto, sinalizavam aos demais caçadores, que ficavam à espera na Praia da Paciência.

A partir do sinal, os barcos saíam da praia para a caça aos grandes cetáceos. Hoje em dia, felizmente, o local é usado para encantar visitantes e moradores com a sua imensa beleza e panorama.

De um lado, é possível avistar as praias do Marimbá, Grande, Cerco, Chica e Poá. Também é possível avistar parte do Beto Carrero World e, em dias de céu claro, o bairro do Gravatá em Navegantes.

Do outro lado, ao longe as Ilhas Feia e Itacolomi, as cidades vizinhas de Balneário Piçarras e Barra Velha, com a imensidão do oceano até onde a vista alcança. Em dias de céu bem claro, é possível ver os imponentes contornos da Serra do Mar, na divisa de Santa Catarina com o Paraná.